Definição

Nesta página você encontrará informações detalhadas sobre a definição da dor femoropatelar. Vamos lá?

A dor femoropatelar é uma condição musculoesquelética comum que se caracteriza pelo início insidioso de uma dor difusa, que pode estar localizada na região anterior, retropatelar ou peripatelar do joelho.1,2

A dor femoropatelar não está associada com episódios de trauma direto no joelho. Ao contrário, os sintomas normalmente surgem de forma gradual e estão associados ao movimento, principalmente os que envolvem flexão do joelho durante descarga de peso (agachamento, corrida, subida e descida de escadas, entre outros). Os sintomas podem restringir a participação esportiva e atividades de vida diária.2 Além disso, os sintomas podem se tornar recorrentes mesmo após tratamento ou persistirem por anos.3,4

De acordo com o Consenso de Dor Femoropatelar publicado em 20162 por um grupo de experts na área, a dor femoropatelar pode ser definida de acordo com alguns critérios: os critérios essenciais e os critérios adicionais.

Como o próprio nome sugere, os critérios essenciais são aqueles que essencialmente devem ser apresentados por pacientes com dor femoropatelar, e incluem presença de dor ao redor ou atrás da patela, durante pelo menos uma atividade que sobrecarrega a articulação femoropatelar durante a sustentação de peso em um joelho flexionado (por exemplo, agachamento, subida e descida de escada, corrida, salto).

Os critérios adicionais são aqueles que podem estar presentes, mas não necessariamente farão parte do quadro clínico de todos os pacientes com dor femoropatelar. Eles incluem crepitação ou “sensação de estalos/rangidos” provenientes da articulação femoropatelar durante movimentos de flexão do joelho; sensibilidade à palpação patelar; leve edema; e dor ao permanecer sentado por tempo prolongado.

 

 

Nota importante: Pacientes com histórico de luxação ou subluxação da patela normalmente formam um subgrupo específico dentre as desordens femoropatelares, pois podem ter apresentações clínicas, fatores de risco e fatores associados distintos e, consequentemente, requerem diferentes abordagens de tratamento. Por essa razão, normalmente os achados de estudos em dor femoropatelar não se aplicam a esses pacientes em específico, já que na grande maioria eles se encaixam nos critérios de exclusão dos estudos.2

Assista ao vídeo abaixo com o Dr. Danilo de Oliveira Silva, respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]:


 

Agora que você já revisou tudo sobre a definição da dor femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.