Retreinamento do movimento

O retreinamento do padrão de movimento de indivíduos com dor femoropatelar está recebendo atenção crescente na pesquisa e na prática clínica e tem sido recomendado por especialistas internacionais.

O retreinamento da marcha utilizando um espelho é um tratamento eficaz para reduzir alterações biomecânicas durante a corrida.1 Curiosamente, essa nova habilidade de movimento pode ser transferida para tarefas não treinadas como agachamento unipodal e descida de degrau. Refletindo essas mudanças no alinhamento dinâmico, as medidas de dor e função também melhoram.

Como realizar?

Durante a primeira sessão de treinamento, os pacientes devem primeiro ver seu vídeo de avaliação inicial para que possam visualizar as alterações no alinhamento do quadril e do joelho que exibem durante a corrida.

Durante o retreinamento da marcha, o feedback visual deve ser fornecido por um espelho de corpo inteiro colocado diretamente na frente da esteira.

Os pacientes devem receber dicas verbais no início de cada sessão, como “corra com os joelhos afastados com as patelas apontando para a frente” e “aperte as nádegas”.

Os pacientes devem receber feedback verbal adicional durante cada sessão de treinamento, caso não mantenham as modificações de marcha desejadas.

Durante todas as sessões de treinamento, a resposta de cada paciente às orientações deve ser analisada subjetivamente usando uma câmera de vídeo padrão e comparada com seu vídeo inicial.

O feedback deve ser removido gradualmente durante as sessões finais de treinamento para trocar a dependência de orientações externas para internas e reforçar o aprendizado.

Isso é conseguido por meio de reduções decrescentes nas orientações verbais, além de reduções no feedback visual, girando o espelho de modo que os pacientes não possam se ver mais enquanto correm. Durante cada período de remoção de feedback, a mecânica do movimento deve ser monitorada por meio de um vídeo em tempo real que só é visível para o terapeuta. Assim que o feedback for retomado, os pacientes devem receber dicas verbais retrospectivas sobre sua mecânica de corrida durante o período anterior de remoção do feedback.