Ligação com a osteoartrite

A dor femoropatelar é uma condição musculoesquelética que apresenta altas taxas de recorrência e cronicidade.1,2 Nesse sentido, alguns estudos sugerem que a presença e persistência de dor femoropatelar está associada ao desenvolvimento futuro da osteoartrite femoropatelar3,4,5,6,7, uma condição que gera dor e incapacidade e está atrelada a grande impacto negativo para o indivíduo e para o sistema de saúde.

Nesta página você encontrará informações detalhadas sobre a possível ligação entre a dor femoropatelar e a osteoartrite femoropatelar. Vamos lá?

A possibilidade de que a dor femoropatelar em adolescentes e adultos jovens possa ser precursora da osteoartrite femoropatelar nos anos posteriores está baseada em dois fatores principais: (i) algumas evidências preliminares e indiretas sugerem essa possível progressão, e (ii) as similaridades que as condições apresentam entre si.

Algumas evidências preliminares sugerem que a dor femoropatelar pode progredir para a osteoartrite femoropatelar ao longo do tempo.6,7 Em um estudo retrospectivo,6 conduzido com 118 pessoas submetidas a artroplastia femoropatelar em decorrência de osteoartrite femoropatelar, cerca de 22% reportaram presença de dor no joelho desde a adolescência, comparado com apenas 6% do grupo controle composto por 116 pessoas submetidas a artroplastia tibiofemoral medial. Além disso, em uma amostra de 84 pessoas com dor crônica no joelho (sem sinais de osteoartrite femoropatelar) avaliada longitudinalmente,  31% das pessoas desenvolveram osteoartrite femoropatelar ao final do período de 7 anos de acompanhamento.7

Outro fator que reforça essa progressão é que ambas as condições apresentam diversas similaridades entre si, tanto nos sintomas quanto nos principais comprometimentos apresentados pelos indivíduos acometidos.3 O sintoma de dor anterior no joelho durante atividades que sobrecarregam a articulação femoropatelar, como subida e descida de escadas e agachamento, está presente em ambas as condições. Ainda, alterações como diminuição da força e potência muscular do quadríceps, diminuição da força dos músculos abdutores do quadril e presença de sobrepeso/obesidade, são alterações compartilhadas tanto na dor femoropatelar quanto na osteoartrite femoropatelar.8,9,10,11

A principal hipótese é de que a biomecânica alterada dos membros inferiores poderia gerar sobrecargas anormais na articulação femoropatelar, o que em pessoas jovens poderia manifestar-se como dor femoropatelar e a longo prazo gerar danos estruturais, consequentemente progredindo para a osteoartrite femoropatelar.3

Embora a relação entre a dor femoropatelar e a osteoartrite femoropatelar ainda não tenha sido confirmada ou descartada, é importante ressaltar que adotar estratégias eficazes e baseadas em evidência, tanto para a prevenção quanto para o tratamento da dor femoropatelar é importante para reduzir as chances de cronicidade e recorrência da condição. Além disso, diversas alterações comumente apresentadas por pessoas com dor femoropatelar são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento da osteoartrite femoropatelar, como fraqueza muscular do quadríceps12 e presença de sobrepeso e obesidade11,13; portanto, mesmo que não haja uma ligação direta, é importante destacar que adotar um tratamento baseado em evidências pode evitar tanto o agravamento e cronicidade da dor femoropatelar quanto o desenvolvimento de alterações que aumentem as chances de progressão para uma condição mais incapacitante e com maior impacto ainda maior para o indivíduo e para o sistema de saúde, como a osteoartrite femoropatelar.

Assista ao vídeo abaixo com a Dra. Harvi Hart, respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]:


Agora que você já revisou tudo sobre a ligação entre a dor femoropatelar e a osteoartrite femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.

Referências

  1. Lankhorst et al. 2016. Factors that predict a poor outcome 5–8 years after the diagnosis of patellofemoral pain: a multicentre observational analysis.
  2. Nimon et al. 1998. Natural history of anterior knee pain: a 14- to 20-year follow-up of nonoperative management.
  3. Wyndow et al. 2016. Is there a biomechanical link between patellofemoral pain and osteoarthritis? A narrative review.
  4. Crossley et al. 2016. 2016 Patellofemoral pain consensus statement from the 4th International Patellofemoral Pain Research Retreat, Manchester. Part 1: Terminology, definitions, clinical examination, natural history, patellofemoral osteoarthritis and patient-reported outcome measures.
  5. Crossley. 2014. Is patellofemoral osteoarthritis a common sequela of patellofemoral pain?
  6. Utting et al. 2005. Is anterior knee pain a predisposing factor to patellofemoral osteoarthritis?
  7. Thorstensson et al. 2009. Natural course of knee osteoarthritis in middle-aged subjects with knee pain: 12-year follow-up using clinical and radiographic criteria.
  8. Reid et al. 2015. Muscle power is an independent determinant of pain and quality of life in knee osteoarthritis.
  9. Fok et al. 2013. Patellofemoral joint loading during stair ambulation in people with patellofemoral osteoarthritis.
  10. Ferreira et al. 2021. Impaired isometric, concentric, and eccentric rate of torque development at the hip and knee in patellofemoral pain.
  11. Hart et al. 2017. Is body mass index associated with patellofemoral pain and patellofemoral osteoarthritis? A systematic review and meta-regression and analysis.
  12. Culvenor et al. 2019. Sex-specific influence of quadriceps weakness on worsening patellofemoral and tibiofemoral cartilage damage: A prospective cohort study.
  13. Hart et al. 2020. Obesity is related to incidence of patellofemoral osteoarthritis: the Cohort Hip and Cohort Knee (CHECK) study.