Fatores psicológicos

As características psicológicas apresentadas pelo paciente representam um fator importante na persistência dos sintomas em pacientes com dor femoropatelar.1,2 Por isso, incorporar uma avaliação psicológica na avaliação clínica inicial do paciente com dor femoropatelar pode oferecer informações úteis sobre os níveis de ansiedade, medo do movimento, ou depressão associados à apresentação clínica de sua dor.

Nessa página, você encontrará ferramentas que podem ser úteis para avaliar as características psicológicas de um paciente com dor femoropatelar.

A Escala TAMPA de Cinesiofobia é um questionário composto por 17 itens que tem como objetivo quantificar o medo do movimento ou o medo de uma nova lesão devido ao movimento e atividade física.3,4

A pontuação total varia em uma escala de 17 a 68, com pontuações maiores indicando maior grau de cinesiofobia.

Clique na figura ao lado para ter acesso ao questionário:

.

.

A Escala de Catastrofização da Dor é um questionário de 13 itens que descreve pensamentos e sentimentos que os indivíduos experimentam quando sentem dor.5,6

A pontuação total varia de 0 a 52, com maiores pontuações indicando piores desfechos.

Clique na figura para acessar o questionário..

.

.

.

Assista ao vídeo abaixo com o Dr. Danilo de Oliveira Silva respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]:


Agora que você já revisou tudo sobre exames fatores psicológicos na dor femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.