Exames de imagem

Em diversos cenários, exames de imagem como raio-x e ressonância magnética, podem ser úteis para o diagnóstico e avaliação de uma condição, ou exclusão de outras patologias mais sérias. Mas qual será o papel dos exames de imagem na dor femoropatelar? Nesta página, iremos abordar detalhadamente sobre as evidências relacionadas a exames de imagem na dor femoropatelar. Vamos lá?

No século 20, acreditava-se que a dor femoropatelar era causada por anormalidades da articulação femoropatelar. Em 1999, Kannus e colaboradores1 conduziram um estudo usando imagens de ressonância magnética para investigar essa suposição. Curiosamente, eles descobriram que a dor femoropatelar não estava necessariamente relacionada com defeitos da cartilagem.

Devido ao desenvolvimento tecnológico, hoje é possível detectar até mesmo defeitos de cartilagem muito pequenos com o uso de ressonâncias magnéticas de alta resolução. Com base nesse raciocínio, em 2016, Van der Heijden e colaboradores2 investigaram se as anormalidades estruturais da articulação femoropatelar estão associadas à dor femoropatelar. Assim como Kannus há 20 anos, eles concluíram que as anormalidades estruturais da articulação femoropatelar na ressonância magnética não estão associadas à dor femoropatelar. Além disso, as mesmas anormalidades estruturais da articulação femoropatelar foram observadas tanto em pessoas com dor femoropatelar quanto em pessoas assintomáticas.2,3,4

Um estudo recente também indicou que os achados de imagem não parecem ter relação com os sintomas das pessoas com dor femoropatelar.5 De acordo com Collins e colaboradores,5 a dor ao permanecer sentado por tempo prolongado, um sintoma comum em pessoas com dor femoropatelar, não está associado a morfologia, alinhamento ou características estruturais da articulação femoropatelar avaliadas por meio de ressonância magnética.

É importante ressaltar que exames de imagem normalmente representam um custo considerável para o indivíduo ou para o sistema de saúde. Somado a isso, as evidências citadas acima reforçam que, salvo para excluir alguma bandeira vermelha importante ou algum diagnóstico diferencial, os exames de imagem não são essenciais para o diagnóstico da dor femoropatelar ou para tratar a dor femoropatelar de maneira mais adequada.

Assista ao vídeo abaixo com a Dra. Erin Macri respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]:


Agora que você já revisou tudo sobre exames de imagem na dor femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.