Sobre nós

 

Este site surgiu como um projeto atrelado ao Masterclass clínico intitulado “Como gerenciar a dor femoropatelar – Compreendendo a natureza multifatorial e as opções de tratamento” (traduzido do inglês “How to manage patellofemoral pain – Understanding the multifactorial nature and treatment options”).

Devido a extensa contribuição para a área, os pesquisadores Simon Lack, Bradley Neal, Danilo de Oliveira Silva e Christian Barton foram convidados pela revista Physical Therapy in Sport para desenvolver essa publicação em 2018.

O site foi criado como um complemento ao Masterclass clínico, com os objetivos de facilitar a rápida adoção das orientações do Masterclass clínico na prática clínica e fornecer aos terapeutas a melhor e mais atualizada informação baseada em evidências sobre a dor femoropatelar.

Após sua criação, o site vem sendo aperfeiçoado com a contribuição de um grupo de pesquisadores e clínicos com extensa experiência na área da dor femoropatelar.. Para saber mais sobre esse processo e quem são as pessoas e instituições envolvidas, confira as informações abaixo:

 

TREK é o acrônimo para Translating Research Evidence and Knowledge (tradução para o português: Traduzindo Evidências de Pesquisa e Conhecimento) e foi criado com o objetivo de criar e disponibilizar recursos multimídia envolventes e de fácil acesso e compreensão para facilitar a tradução do conhecimento científico tanto para pacientes quanto para os terapeutas.

O grupo TREK foi fundado pelo Dr. Christian Barton (Centro de Pesquisa em Medicina do Esporte e Exercício da La Trobe University, em Melbourne, Austrália).

Atualmente, o Dr. Danilo de Oliveira Silva atua como Diretor de Desenvolvimento do TREK.

Dr. Danilo de Oliveira Silva

Dr. Danilo de Oliveira Silva possui graduação, mestrado e doutorado em fisioterapia. Atualmente atua como Research Fellow na La Trobe University, em Melbourne, Austrália. Além disso, é o Diretor de Desenvolvimento do Translating Research Knowledge Evidence (TREK) e o grande idealizador deste site.

Redes sociais: Twitter: @DrDanilo_Silva; Instagram: @drdanilo_silva; Research Gate: Danilo De Oliveira Silva

 


Dr. Christian Barton

Dr. Christian Barton tem graduação e doutorado em Fisioterapia. Atualmente ele é o Diretor clínico e Fisioterapeuta da Complete Sports Care e Pesquisador Sênior da La Trobe Sport and Exercise Medicine Research Center. Além disso, é o fundador do Translating Research Knowledge Evidence (TREK).

Redes sociais: Twitter: @DrChrisBarton

 


Dr. Amanda Schenatto Ferreira

Dr. Amanda Ferreira tem graduação, mestrado e doutorado em Fisioterapia. É especialista no design de recursos multimídia (infográficos, vídeos animados, entrevistas interativas) para diminuir a lacuna entre o que é produzido na área acadêmica com o que é implementado na prática clínica.

Redes sociais: Twitter: @amandaschenatto; Instagram: @amandaschenatto; Research Gate: Amanda Schenatto Ferreira

 


Dr. Simon Lack

Dr. Simon Lack tem graduação em Fisioterapia, mestrado em Medicina do esporte e exercício e finalizou seu doutorado em 2017 na temática da Dor Femoropatelar. Atualmente ele coordena o programa de mestrado em Medicina do esporte e exercício na Queen Mary University of London, em Londres, Reino Unido.

Redes sociais: Twitter: @simonthephysio

 


Dr. Bradley Neal

O Dr. Bradley Neal possui graduação e mestrado em Fisioterapia e concluiu seu doutorado em Medicina do esporte e exercício em 2019. Atualmente, é fisioterapeuta especialista em musculoesquelética e chefe de pesquisa da Pure Sports Medicine, clínica de medicina esportiva localizada em Londres. Além disso, é Research Fellow na Queen Mary University of London, em Londres, Reino Unido. 

Redes sociais: Twitter: @DrBradNeal

Gostaríamos de agradecer a todos os clínicos e pesquisadores que estiveram diretamente envolvidos no desenvolvimento deste site, especialmente as pessoas listadas abaixo, por contribuírem para a criação de nossos recursos de vídeo:

  • Dr. Adam Culvenor
  • Dr. Brooke Patterson
  • Dr. David Bazett-Jones
  • Dr. Jade Tan
  • Dr. Harvi Hart
  • Dr. Narelle Wyndow
  • Dr. Marcella Pazzinatto
  • Dr. Erin Macri
  • Dr. Neal Glaviano

Confira outras informações importantes abaixo:

Os recursos desse website não devem ser utilizados como uma prescrição padronizada de cuidados médicos. Os padrões de atendimento e cuidado são determinados com base em todos os dados clínicos disponíveis para cada paciente individualmente e estão sujeitos a alterações conforme o conhecimento científico e a tecnologia avançam e os padrões de atendimento evoluem.

Esses recursos foram desenvolvidos para informar a prática e devem ser considerados apenas como orientação. Seguir os conselhos deste site não garantirá um resultado bem-sucedido para todos os pacientes.

O julgamento final em relação a um determinado procedimento clínico ou plano de tratamento deve ser feito pelo clínico, com base na sua experiência clínica, especialização, apresentação clínica do paciente, evidências disponíveis, opções de diagnóstico e tratamento disponíveis e nas expectativas e preferências do paciente.

Esse site é uma iniciativa sem fins lucrativos da La Trobe University e da Queen Mary University de Londres, com o apoio do TREK.

O TREK é uma iniciativa sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar a tradução do conhecimento científico. O TREK recebeu um pequeno número de doações anônimas para auxiliar na configuração e manutenção deste site e de outras iniciativas.

Gostaria de fazer alguma sugestão, comentário ou entrar em contato com algum membro do grupo TREK?

Envie um e-mail para: trekgroup2016@gmail.com