Exercícios

Com base nas evidências atuais e na prática clínica, intervenções que incluam exercício constituem a base do tratamento da dor femoropatelar. Nesta seção, você encontrará informações sobre quais músculos os pacientes com dor femoropatelar devem exercitar para melhorar as chances de recuperação completa.

O consenso de dor femoropatelar mais recente, realizado por um grupo de especialistas em dor femoropatelar incluíndo pesquisadores e clínicos, elaborou duas recomendações principais em relação ao tratamento baseado em exercício.

  1. O exercício é recomendado para reduzir a dor a curto, médio e longo prazo e melhorar a função a médio e longo prazo.
  2. A associação de exercícios direcionados ao quadril e joelho é recomendada para reduzir a dor e melhorar a função a curto, médio e longo prazo, e essa associação deve ser usada preferencialmente aos exercícios direcionados apenas aos músculos do joelho. Nos estágios iniciais da reabilitação com exercícios, as evidências atuais indicam que os exercícios focados no quadril podem ser mais eficazes do que os exercícios focados nos joelhos. No entanto, a longo prazo, a combinação de exercícios de quadril e joelho provavelmente melhorará os resultados do paciente.

Assista ao vídeo abaixo com o Dr. Christian Barton e a Dra. Brooke Patterson, respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]: