Intensidade, volume e sobrecarga física

A quantificação da intensidade, volume e sobrecarga que o paciente está impondo à articulação femoropatelar deve ser parte integrante da avaliação clinica subjetiva do paciente com dor femoropatelar.

O fisioterapeuta deve questionar fatores diretamente relacionados ao hábitos de treinamento, atividades e prática esportiva do paciente para obter uma visão abrangente sobre o papel dessas variáveis ​​no desenvolvimento e / ou persistência dos sintomas.

Nesta página, você encontrará informações sobre como abordar esse tópico na avaliação de um paciente com dor femoropatelar.

Perguntando ao paciente

Veja na figura abaixo aqui algumas perguntas o fisioterapeuta pode fazer a um paciente com dor femoropatelar para obter informações relacionadas ao nível, volume e intensidade das atividades físicas realizadas habitualmente.

OBS: clique no ícone (i) representado na imagem para saber mais informações sobre o tópico.

Além dessas questões, os fisioterapeutas podem utilizar o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) para avaliar o nível de atividade física realizada pelos pacientes na semana anterior.

Clique na figura para acessar o questionário.

.

.

.

Assista ao vídeo abaixo com o Dr. Neal Glaviano respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]:


Agora que você já revisou tudo sobre a avaliação clínica da intensidade, volume e sobrecarga física de pessoas com dor femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.