Prevenção

O prognóstico a longo prazo para pessoas com dor femoropatelar é geralmente desfavorável para uma parcela considerável das pessoas acometidas pela condição. Evidências sugerem que 1 a cada 2 pessoas apresentam uma recuperação desfavorável em 5 a 8 anos após terem realizado tratamento.1

Além disso, a dor femoropatelar está associada a diminuição do nível de atividade física, interrupção da prática esportiva, diminuição da qualidade de vida e possibilidade de progressão para a osteoartrite femoropatelar.2,3,4,5 Portanto, adotar estratégias eficazes para reduzir a prevalência o impacto que a condição pode gerar para o indivíduo acometido é imprescindível.

Nesta página, você encontrará informações detalhadas sobre estratégias para a prevenção da dor femoropatelar. Vamos lá?

Recentemente, uma revisão sistemática investigou essa temática.6 A maioria dos estudos incluídos nessa revisão sobre prevenção da dor femoropatelar estavam limitados a população de militares e jovens atletas.  Os achados dessa revisão sistemática indicam que algumas estratégias podem ser eficazes para prevenir a dor femoropatelar nessas populações:6

  • Em jovens atletas e militares, o uso de joelheiras durante a atividade física pode reduzir o risco de dor femoropatelar em até 60%.
  • Em corredores inciantes, um programa de retreinamento de corrida para executar o gesto de forma mais suave (ou seja, atenuando a rigidez na aterrisagem) pode reduzir o risco de dor femoropatelar em até 79%.
  • Embora não tenha sido estatisticamente significativo, programas de intervenção com base em exercícios parecem reduzir o risco de dor femoropatelar em até 51%.
  • Embora não tenha sido estatisticamente significativo, as órteses de pé podem reduzir o risco de dor femoropatelar em até 37%.

Estes resultados sugerem que estratégias como o uso de joelheiras durante a prática de atividade física e o retreinamento da corrida para executar o gesto de aterrisagem de maneira mais suave podem ser utilizadas para reduzir o risco de dor femoropatelar em jovens adultos com aumento do nível de atividade física e em militares.6

Mais estudos são necessários para afirmar quais estratégias de prevenção são efetivas para outras populações frequentemente afetadas pela dor femoropatelar, como adolescentes.

Assista ao vídeo abaixo com o Dr. Adam Culvenor, respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]:


Agora que você já revisou tudo sobre estratégias preventivas para a dor femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.