Palmilha

Estudos mostram que pelo menos 1 a cada 4 pessoas com dor femoropatelar provavelmente se beneficiarão do uso de palmilhas.1

 

Mas como saber se o meu paciente será uma dessas pessoas?

Um teste simples pode mostrar se o paciente tem probabilidade de se beneficiar:

A dor diminui ao agachar com órteses?

  • Sim? Então prescreva um par de palmilhas para seu paciente.
  • Não? Então não prescreva um par de palmilhas para seu paciente.
Por que as palmilhas podem ajudar?
shoe-inserts
Tipo de palmilha utilizada nas pesquisas mencionadas.

Pesquisas sugerem que as palmilhas ajudarão significativamente a reduzir a dor de cerca de 25 a 50% das pessoas com dor femoropatelar durante as primeiras 6 a 12 semanas de tratamento.1 Também é possível que elas auxiliem a longo prazo.

Tradicionalmente, as palmilhas são prescritas aos pacientes por eles apresentarem pés planos (pronados). No entanto, há muito debate em relação a esse assunto e se essa é a melhor abordagem. Em pessoas com dor femoropatelar, apresentar maior pronação não é uma forte indicação de que as palmilhas irão ou não funcionar.2 Da mesma forma, as palmilhas podem auxiliar pessoas que não apresentam pés pronados.

Alguns estudos relataram que pessoas que apresentam maior flexibilidade do pé mensurada com um dispositivo específico têm maior probabilidade de se beneficiarem da palmilha se tiverem dor femoropatelar.3

Uma das maneiras mais simples de descobrir se as palmilhas vão auxiliar ou não é experimentá-las durante uma atividade que normalmente causa dor. Se as palmilhas reduzirem imediatamente a dor, é provável que elas serão úteis para esse paciente. Se não reduzirem a dor imediatamente, é improvável que auxiliem. É simples assim!

Em um estudo, esse teste foi o maior indicador de sucesso das palmilhas prescritas para pessoas com dor femoropatelar.4 No mesmo estudo, a quantidade de movimento do pé (pronação) que ocorre durante a caminhada também foi um indicador de sucesso da palmilha, mas não tão forte quanto o teste anterior.4

Essas palmilhas são caras?

Se as palmilhas forem personalizadas especificamente para o paciente, elas podem ser bastante caras. No entanto, pesquisas nos mostram que isso não é necessário para a maioria das pessoas com dor femoropatelar.

Palmilhas pré-fabricadas mais baratas podem ser usadas para tratar a dor femoropatelar.5 Entretanto, se os pacientes se engajam nos exercícios prescritos durante seu tratamento e fortalecem sua musculatura, as palmilhas podem ser necessárias apenas por um curto período de tempo.