Fatores de risco

Embora a dor femoropatelar seja uma condição altamente prevalente em diversas populações, a origem da condição ainda não é bem definida. Por isso, grande parte da literatura da área refere-se a dor femoropatelar como uma condição multifatorial, ou seja, seu desenvolvimento possivelmente está associado com diversos fatores.1,2,3

Nesta página, você encontrará informações sobre os fatores de risco da dor femoropatelar. Quais fatores aumentam as chances de desenvolver essa condição? Esses fatores são modificáveis?

 

Considerando a alta incidência e prevalência da dor femoropatelar, e as evidências indicando altas taxas de recorrência e cronicidade dos sintomas, entender quais fatores estão relacionados com o aumento da chance de desenvolver a dor femoropatelar é o primeiro passo para a prevenção da condição.3

Ao longo do tempo, diversas teorias surgiram para tentar explicar o desenvolvimento da dor femoropatelar e definir os possíveis fatores de risco para a condição, incluindo alterações biomecânicas, sobrecarga da articulação femoropatelar e até mesmo fatores não mecânicos (psicossociais).4 Duas revisões sistemáticas recentes3,5 investigaram mais de 100 potenciais variáveis para identificar os fatores de risco para o desenvolvimento da dor femoropatelar. Entretanto, apenas duas variáveis foram identificadas como fatores de risco, sugerindo sua influência no desenvolvimento da dor femoropatelar:

  • A redução do torque dos extensores de joelho na população de militares
  • O aumento do torque dos abdutores de quadril na população de adolescentes

Além disso, diversas outras variáveis foram investigadas e não foram consideradas fatores de risco para dor femoropatelar, incluindo idade, altura, massa corporal, índice de massa corporal (IMC), porcentagem de gordura corporal, ângulo-Q, torque dos músculos do quadril e dos isquiotibiais.

É importante ressaltar que as evidências encontradas são predominantemente na população de militares, corredores e adolescentes. Por isso, mais estudos precisam ser desenvolvidos nessa área para identificar os possíveis fatores de risco para a dor femoropatelar em outras populações, como a população geral.

 

Assista ao vídeo abaixo com o Dr. Bradley Neal, respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema [EM BREVE]:


Agora que você já revisou tudo sobre os fatores de risco da dor femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.