Epidemiologia

dor femoropatelar é considerada uma das formas mais comuns de dor no joelho, acometendo adultos, adolescentes e populações fisicamente ativas, com maiores taxas de incidência e prevalência frequentemente reportada em mulheres.1,2 Os altos níveis de incidência e prevalência de dor femoropatelar indicam que essa condição deve ser considerada uma prioridade de saúde.

Nesta página, você encontrará informações sobre a epidemiologia da dor femoropatelar (“quão comum é”). Quais são as populações mais afetadas pela dor femoropatelar? Qual é a incidência e prevalência da dor femoropatelar?

 

Populações mais afetadas

A dor femoropatelar é considerada uma das formas mais comuns de dor no joelho. Frequentemente, a dor femoropatelar acomete populações fisicamente ativas, como militares e atletas de elite, que usualmente realizam atividades que sobrecarregam a articulação do joelho, como agachar, correr, subir e descer escadas.1

Uma revisão sistemática recente1 reportou que a prevalência pontual de dor femoropatelar em populações militares de ambos os sexos é de 13,5%, enquanto para mulheres militares a prevalência é de 15,3% e homens militares é de 12,3%. Já para mulheres que praticam esportes de elite (incluindo futebol, vôlei, balé, entre outros) a prevalência pontual varia entre 16,7% a 29,3%. Além disso, em ciclistas amadores foi encontrado uma prevalência pontual de 35%. Enquanto que em ciclistas de elite, a prevalência anual é de 35,7%.

A população geral também é bastante acometida pela condição. A prevalência anual na população geral de ambos os sexos é de 22,7%, enquanto que para apenas mulheres esse valor atinge 29,2% e para os homens 15,5%.1

Por fim, a dor femoropatelar não acomete somente adultos jovens, mas também os adolescentes. A incidência de dor femoropatelar em atletas adolescentes varia de 5,1% a 14,9%, enquanto a prevalência pontual em adolescentes atletas do sexo feminino é de 22,7%. Na população geral, a prevalência pontual de dor femoropatelar em adolescentes de ambos os sexos é de 7,2%, e a prevalência anual é de 28,9%.1

Veja o infográfico abaixo para obter informações gerais sobre a incidência e prevalência da dor femoropatelar em diferentes populações:

Assista ao vídeo abaixo com a Dr. Michelle Boling, respondendo as dúvidas mais comuns sobre esse tema:


Agora que você já revisou tudo sobre a epidemiologia da dor femoropatelar, teste seu conhecimento respondendo ao quiz abaixo.